Páginas

Pós-Combustão de motores a jato

O sistema de pós-combustão (PC) dos motores a reação utilizados em aeronaves de caça foram desenvolvidos para proporcionar um ganho de empuxo aos motores, podendo dobrar essa força. Isso permite a aeronave imprimir uma velocidade bem superior àquela gerada pelo motor seco¹, (potência militar).
A seção de pós-combustão é um canal localizado após o último estágio dos discos de turbina, composto de cone de escapamento, anéis queimadores e câmara da PC, onde o combustível dosado e pulverizado é queimado. Ao final dessa câmara, existem aletas móveis que ao serem comandadas variam a área de saída dos gases e auxilia a regulagem da temperatura do motor, tornando então, um canal convergente.




Como Funciona
Com o motor seco girando a 100% de N e estabilizado, o piloto comanda a pós-combustão através de um deslocamento na própria manete de potência elevando-a para o último quadrante². Com esse movimento, é enviado um pulso elétrico para um amplificador e consequentemente para a eletro-válvula que libera a passagem de combustível para o bico injetor de acendimento da pós-combustão. Esse sistema não contém velas de ignição, porque o bico injetor está localizado antes dos discos de turbina, ou seja, dentro da câmara de combustão do motor seco. Como a câmara está em constante situação de chama, o combustível injetado para o acendimento inflama-se e é lançado como um maçarico em direção ao canal de pós-combustão.
Ao mesmo tempo que tudo isso acontece – a caixa de manete está ligada mecanicamente ao FCU³ de pós-combustão – o FCU PC, através de uma posição de manete, mencionada anteriormente, abre a passagem de combustível dosado para os anéis queimadores da PC, que alimentada pela chama (maçarico) do bico injetor PC e misturado ao ar secundário proveniente do compressor inflama toda a câmara do pós queimador.
Uma vez acesa, é necessário então desligar o sistema de acendimento da PC, para não danificar as palhetas da turbina. Para isso, existe dentro da câmara PC uma sonda à ionização, que sente a presença ou não de chama através de um diferencial iônico. Ao perceber a chama, a sonda envia um sinal ao amplificador que desenergiza a eletro-válvula de acendimento da PC cortando o envio de combustível ao sistema de acendimento. A pós-combustão permanecerá acesa até que o piloto retorne a manete de potência para o quadrante de máximo motor seco (100% de N), quando ocorre o corte de combustível através do FCU PC.
Contudo, devemos lembrar que o consumo de combustível, ao se usar o sistema de pós-combustão, é consideravelmente aumentado, aproximadamente 3 vezes, tornando o sistema viável apenas para decolagens e manobras de combate.






1 - Motor seco: Parte do motor compreendida entre a entrada de ar e os discos da turbina;
2 - Quadrante: Posição em que a manete se encontra em relação a uma semi circunferência;
3 - FCU: Unidade Controladora de Combustível.


A La Chasse

Um comentário:

  1. obrigado pela contribuição do funcionamento do sistema..
    abraços a toda a equipe..

    Charles Machado Ferreira

    ResponderExcluir