Aeronaves em que a pressão hidráulica não é gerada pela bomba-hidráulica possuem sistema independente do freio. A pressão necessária para a frenagem da aeronave é então gerada pelos Cilindros-Mestre.
Os cilindros mestre geram pressão proporcional à força aplicada pelo piloto sobre os pedais que estão diretamente ligados a estes. A pressão criada é então enviada ao conjunto de freio esquerdo ou direito através das tubulações hidráulicas.
Em Alguns modelos de cilindros-mestre o volume interno é suficiente para fazer o embolo do conjunto de freio deslocar completamente dispensando a existência de um reservatório hidráulico. Após a instalação do cilindro ou quando tivermos baixa efetividade dos freios devemos realizar uma sangria dos freios. Seja com reservatório ou sem ele é essencial que todo o sistema de freio não haja a presença de bolhas de ar, pois o ar possui como uma de suas características a compressibilidade, fator que prejudica a efetividade (atuação) dos freios.
Veja o funcionamento de Cilindro-Mestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário