“Manutenção é o trabalho normal de conservação do equipamento, o qual pode ocorrer periodicamente, em conseqüência do uso, desgaste e estrago causado pelos elementos da natureza.”
“Podemos dizer que seu objetivo é manter o material em condições de funcionamento e operação, dentro dos parâmetros estabelecidos nos respectivos manuais técnicos.”
Observem que a manutenção tem a necessidade de ser dividida em escalões ou níveis.
Isso se dá devido a complexidade de muitos componentes além da responsabilidade pela manutenção propriamente dita.
A inspeção é dividida em três níveis ou escalões, no entanto temos diversos tipos de manutenção.
Esses tipos de manutenção se dá devido à variedade de peças envolvidas muitas vezes em apenas um equipamento e que por isso exige atenção diferenciada por parte da manutenção.
Independente das exigências estabelecidas por autoridades de nível superior. A responsabilidade principal pelas condições seguras do funcionamento dos equipamentos sobre o operador que o está utilizando.
Fabricantes e setores de Engenharia têm a função de estabelecer os parâmetros a serem seguidos pelos operadores e responsáveis pela manutenção.
Alguns equipamentos têm seus limites estabelecidos por hora de funcionamento, outros por tempo ou ainda por pousos.
Os intervalos entre manutenção e/ou substituição nunca deverão ser ultrapassados. Essa regra vale para todo equipamento de apoio à manutenção e aeronave. Como já dito, fabricante e engenharia é quem define esses prazos através de cálculos específicos e experimentações técnicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário