Páginas

SANGRIA POR GRAVIDADE

Esse método de sangria é utilizado em aeronaves em que o sistema de freios possui um reservatório. Esse método é similar ao feito em automóveis e motos. Sua realização pode ser feita por uma ou duas pessoas. Veja como é feita este tipo de sangria passo a passo.
SANGRIA COM UMA PESSOA.
1° completa-se o reservatório hidráulico dos freios.
2º na parte mais baixa do sistema (normalmente no corpo do conjunto de freio) abre-se uma válvula de sangria e permite-se que o óleo escoe passando por todos os caminhos do sistema. ATENÇÃO é necessário controlar o nível de óleo para que novas bolhas não entrem no sistema.
3° tendo a aeronave cilindros mestre em mais de um posto de pilotagem é comum a presença de válvulas-lançadeiras ou válvula de prioridade, quando for esse o caso é necessário acionar os cilindro mestre para que a pressão de óleo empurre essa válvula abrindo caminho para o óleo naquele posto. ATENÇÃO antes de acionar os cilindro mestre é necessário fechar a váluvula de sangria.(veja em nossa outra matéria como funciona uma valvula lançadeira).
4º depois de corrido o óleo em todo o sistema checa-se os freios para ver como ficou a efetividade dos mesmos.
Caso ainda tenha ficado baixo (dado pouca pressão) repita os passos 2;3 e 4.
5º terminado a sangria feche a válvula dreno e complete o óleo.
CASO A AERONAVE TENHA FREIO DE ESTACIONAMENTO NÃO SE ESQUEÇA DE TESTA-LO.

SANGRIA COM DUAS PESSOAS
esse método é mais eficiente e perde-se menos óleo. veja como também é simples
1º completa-se o óleo do reservatório.
2º o primeiro mecânico (M1) ficará na cabine e o segundo mecânico(M2)no controle da válvula de sangria.
3º M1 acionará os freios através dos pedais até pegar um pouco de pressão. feito isso mantém-se a pressão sobre os pedais. M2 então abrirá e tornará a fechar rapidamente a válvula de sangria, permitindo apenas um pequeno esguicho de óleo.
4º repete-se o passo 3 até que M2 perceba que não está saindo mais ar na válvula de sangria e até que M1 perceba que os freios ficaram com boa efetividade. NÃO SE ESQUEÇA DE CONFERIR O NÍVEL DO ÓLEO DURANTE TODO O PROCESSO.
5º fecha-se a válvula de sangria, completa-se o nível do óleo. não se esqueça de conferir se a válvula de estacionamento está funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário